1º DEUS. Jamais se esqueça disso!
Antes de qualquer pensamento, antes de pronunciar qualquer palavra, antes de tomar qualquer decisão, antes de realizar qualquer ato: coloque DEUS à frente. Nós cremos no DEUS bíblico, o SENHOR da criação, o PAI de Jesus, o DEUS que possui o amor ágape e o Filho que nos ensinou o que é o amor ágape, e como este amor nos eleva às condições mais nobres e para perto do Criador. Cristo deve ser nosso modelo, e só vivendo como Jesus viveu é que seremos considerados autênticos Cristãos e Cristãs.
Crer no SENHOR JEOVÁ deve implicar amar o que ELE ama e odiar o que ELE odeia, fazer o que ELE quer e não o que nós queremos, tampouco vivermos aceitando leis criadas por legisladores que não possuem temor a DEUS e que legalizaram casamentos entre pares do mesmo sexo, aborto, zoofilia, incesto, poligamia, barriga de aluguel, divórcio, mudança genital (mudança de sexo), pena de morte, adultério e tantas outras ações que a Bíblia reprova.
E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. [Mateus 10:28, Lucas 12:4-5].
O que significa ser cristão? Temos sido cristãos autênticos?
“E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos”. Atos 11:26.
As atitudes dos discípulos eram tão idênticas às do Senhor, que na cidade de Antioquia, pela primeira vez, foram chamados “cristãos” (Cristãos: Grego, “Christianós” seguidores de Cristo). Precisamos nos identificar de tal forma com aqueles ensinos e conceitos, para que façamos jus, ao mesmo título. Há igrejas, comunidades, nações e pessoas que se intitulam de “cristãos” e vivem mergulhadas em densas trevas espirituais. Vida Cristã é muito mais que fazer parte de uma igreja, ter uma credencial, unir-se a uma igreja, ou ter uma religião.
1. Vida Cristã é renuncia.
A palavra renuncia no grego é Apeipon, que significa: rejeita, e Apotassã que significa: despedir, abandonar, deixar.“Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo”. Lc 14:33. Renúncia é repudiar completamente a sua natureza pecaminosa. O escritor aos hebreus diz: “… deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos esta proposta, olhando para Jesus, autor e consumador da fé…”. Hb 12:1, 2.
2. Vida Cristã é quando deixamos transparecer em nós o imensurável amor de Jesus, o nosso supremo exemplo; quando em nossas palavras, pratica, em coerência com a palavra de Deus. “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vendo vossas obras glorifiquem ao pai que está no céu”. MT 5:16.
3. Vida Cristã é submissão.
A palavra submissão no grego é “hupotasso” que significa sujeição, obediência. Jesus é o nosso supremo exemplo de obediência.
“… embora sendo filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu e, tendo ele sido aperfeiçoado, veio a ser o autor da eterna salvação para todos os que lhe obedecem, tendo sido por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque”. Hb 5:7.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, e tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz”. Fl 2:8.
Jesus Cristo era humilde e estava disposto renunciar os seus direitos para obedecer a Deus. Não existe vida Cristão sem obediência, pois a partir do momento que aceitamos o senhorio de Cristo, nos tornamos servos.
“Mas graça a Deus que, tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração a forma de doutrina a que fostes entregues. E, libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. Rm 6:17, 28.
Fomos eleitos e santificados para obedecer. “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: graça, e paz vos sejam multiplicadas”. IPe 1:2.
Os cristãos são filhos da obediência. “Como filhos obediêntes, não vos conformeis com as concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância”. I Pe 1:14. Obedecer é renuncia a própria vontade, é esvazia-se.
4. Vida Cristã é compromisso.
Quantos estão vivendo um Cristianismo superficial, egocêntrico, muito longe da realidade. Em meio a um mundo cheio de invenções, comodismo, conformismo, materialismo, egoísmo, entre outras coisas mais, para muitos fica difícil viver um compromisso verdadeiro com Deus e a sua palavra.
Que tipo de cristão temos sido? Temos renunciado o pecado, mundo e a nossa natureza terrena? A nossa vida esta em perfeita coerência com a palavra de Deus? Temos sido submissos? Temos vivido um cristianismo superficial, ou de compromisso com Deus? Faça um exame introspectivo neste momento da sua vida com Deus.
Conheça a TDI - Teoria do Design Inteligente, Desenho/Projeto Inteligente:
Acesse o documentário direto da página da RecordTV/R7 aqui.
parte do conteúdo extraído de estudos.gospelmais.com.br/vida-crista.html