Mentir é viver do lado do mal
Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos [Tiago 2:10]
Em todas as épocas e em todas as civilizações a mentira é combatida e reprovada.
Ninguém gosta de ser enganado! Você gosta? Óbvio que não.
O termo mentira é uma palavra que abrange outros significados: omitir, esconder, ocultar, manter segredos, enganar, trapacear, iludir, testemunhar em falso, usar de falsidade, ficar calado frente a situações que precisam de diálogo cristão, etc.
Nos 10 Mandamentos encontramos a expressa proibição de DEUS sobre a mentira, tal pecado está descrito no 9º mandamento e se você guardar o sábado mas durante a semana proferir alguma mentira lembre que quem tropeça em um caí perante todos os mandamentos [vide Tiago 2:10].
Quando mentimos não estamos seguindo o exemplo de Jesus (mas o de Satanás). Os que mentem são excluídos da presença de DEUS. Somos considerados mentirosos se dizemos que somos cristãos mas não obedecemos a Deus.
Segundo a Bíblia, para DEUS adulterar, mentir e matar tem o mesmo peso. Espantoso não? Mas eis a verdade nua e crua!!! A mentira é uma falta gravíssima, é uma forte espécie de agressão, é ainda uma terrível forma de opressão e tortura, que pode gerar sérios danos ao intelecto, à moral, ao emocional e ao espiritual do ofendido. Mentir é inadmissível para quem professa o cristianismo (lembrando: tal desvio de caráter é refutado em todas as sociedades e fés).
Contudo não encontramos o repúdio do SENHOR em relação a mentira apenas no decálogo, há vários registros bíblicos onde há menções sobre a aversão de DEUS para com quem pratica tal insanidade. ELE diz que a mentira é abominável. Seguem relatos das Escrituras onde encontramos o que DEUS e Jesus pensam sobre a mentira, ore, leia e conclua por si mesmo
Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.”
Colossenses 3:9-10 “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
Efésios 4:25 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.”
Salmos 101:7 “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.”
1ª João 2:4 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”
Tiago 3:14 “Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.”
Apocalipse 22:15 “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.”
Deus odeia a mentira. E Ele adora revelá-las. Tenha certeza, o seu pecado será descoberto. Acã mentiu a respeito do furto realizado em Jericó, mas ele foi descoberto e apedrejado e queimado junto com a sua família (Josué 7:1-26).
Qualquer pessoa que estiver mentindo está seguindo a influência maligna do diabo e revelando que o coração está sob o controle dele, mesmo sendo ministros do evangelho (2ª Coríntios 11:1-4; Efésios 2:1-3).
A verdade e a justiça são inseparáveis. Não pode haver justiça sem a verdade e não pode haver nenhuma verdade sem a justiça. Os relacionamentos equitativos entre os homens sejam eles público ou privado, exigem honestidade e verdade. Se estes forem comprometidos, então a justiça também estará comprometida. Se aquilo que for apresentado é menos do que a verdade, então o engano entrou nessa proporção. Desde transações econômicas até declarações religiosas, a justiça depende da verdade.
Muitas pessoas partem do princípio de que não há nada de errado em mentir, se não prejudicar ninguém. Essa lógica já tem até um nome acadêmico — ética circunstancial, que diz que a única lei que é preciso seguir é a lei do amor. Em outras palavras, “se você tem uma boa razão e boas intenções (então) o fato de mentir . . . não vem ao caso”, explica a autora Diane Komp.
Muitos acham que não há mal nenhum em se falar uma mentirinha. É assim mesmo? Será que há ocasiões em que os cristãos estão justificados a mentir?
A Bíblia condena categoricamente todo tipo de mentira. ‘Deus destruirá os que falam mentiras (Salmo 5:6; veja Apocalipse 22:15. Já em Provérbios 66:16-19). A Bíblia menciona sete coisas que Jeová odeia. Entre elas estão bem destacadas a “língua falsa” e “a testemunha falsa que profere mentiras”. Por quê? Porque Jeová odeia o mal causado pela falsidade. Esta é uma das razões de Jesus chamar a Satanás de mentiroso e homicida. As mentiras dele causaram sofrimento e morte à humanidade. Gênesis 3:4,5; João 8:44; Romanos 5;12.
Há ocasiões em que mentir parece ser a saída mais fácil. Os cristãos, porém, ao se depararem com situações difíceis, fazem bem em imitar a Jesus e agir segundo sua consciência treinada pela Bíblia: Hebreus 5:14. Ananias e Safira morreram por causa de uma mentira (Atos 5:1-10).
Em um artigo (onde acertou o conjunto da frase, o que é um fato raro) Ivan Saraiva afirma: 'Perceber se uma coisa é certa ou errada não é julgamento, é discernimento' e 'Deixar de se posicionar quando acontece alguma coisa errada é omissão e desamor. Omissão também é pecado'.
NADA E NENHUM MOTIVO JUSTIFICA MENTIR. PENSEMOS NISSO. PARA QUE DEUS SEJA LOUVADO!