Os dez Mandamentos
Encontramos os 10 (dez) Mandamentos descritos detalhadamente em dois pontos do Velho Testamento e de forma resumida e objetiva/direta em alguns pontos do Novo Testamento.
Nos livros do Velho Testamento o decálogo está em Êxodo 20:3-17 e em Deuteronômio 5:7-21.
Nos livros do Novo Testamento o encontramos em: Mateus 22:33-40, Marcos 12:28-31, Lucas 10:25-29.
Jesus Cristo - o Messias, segundo os relatos bíblicos - foi objetivo ao falar sobre os Mandamentos de DEUS. O Filho fez uma análise clara e direta da real compreensão dos 10 Mandamentos. Disse o Mestre "Amarás ao SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento"; e completou "Amarás o teu próximo como a ti mesmo".
Com estas palavras Jesus resumiu esplendidamente os 10 Mandamentos! Na primeira parte de seu discurso Ele resumiu os 4 primeiros Mandamentos constantes nos livros do Êxodo e de Deuteronômio que tratam sobre amor, respeito e obediência a DEUS. Em seguida o Cristo resume os outros 6 Mandamentos que foram recebidos por Moisés, e regulam como devemos agir em relação aos demais seres humanos.
Faremos uma exegese sobre os 10 Mandamentos:
1º: Não terás outros 'deuses' diante de Mim (além de Mim). A palavra 'deuses' aqui representa tanto cultuar "outras divindades" (a maioria vê apenas assim), bem como representa cultuar dinheiro, vaidade, ódio, sentimentos de vingança, luxúria (que significa sensualização e não riquezas como muitos interpretam), ganância, soberba, egoísmo, vícios, homossexualismo, incesto, poligamia, leis forenses que firam a Lei de DEUS, etc. Ou seja: amar o que DEUS abomina. Lembre: Jesus foi incisivo ao dizer para "amarmos a DEUS sobre todas as coisas".
2º: Não farás para ti imagem de escultura ... Note que esta ordenança inicia enunciando para não fazermos - não fazer engloba também não mandar fabricar - imagens de escultura, bem como determina para não cultuá-las.
3º: Não tomarás o nome do SENHOR teu DEUS em vão ... Se um acordo é feito usando o Santo Nome de DEUS como testemunha, temos uma aliança (pacto, voto, promessa) que envolve o nome do SENHOR.
4º: Lembra-te do dia de sábado para o santificar ... Santificar é diferente de apenas guardar. Santificar engloba não falar de trabalho, não falar de estudos seculares, não sair de casa para ir fazer provas (mesmo que fique em uma sala esperando o pôr do sol para depois fazer o exame), não ficar conversando coisas triviais (nem mesmo virtualmente).
Ao pronunciar "Amarás o SENHOR teu DEUS ..." Jesus Cristo fala exatamente que devemos obedecer a esta primeira parte do Decálogo (Mandamentos de 1 a 4), que trata da maneira que precisamos pensar, falar e agir para agradar ao PAI. Tudo o que ELE ama nós temos a obrigação de amar e tudo o que ELE odeia (repudia) nós temos o dever de recusar. Logo, amar a DEUS implica vivermos como ELE determina e não como nós queremos e nem como as leis do "poder judiciário" autorizam.
5º: Honre seu pai e sua mãe ... Honrar não implica em obedecermos ordens dos pais que sejam sabidamente erradas, honrar é não fazer algo que envergonhe o nome da família (que teve início no casamento de nossos genitores), o honrar aqui apresentado significa respeitar e cumprir com as obrigações.
6º: Não matarás. Aqui está incluso o aborto (a vida se inicia no instante da fecundação) e a eutanásia. Aqui também se inclui toda ação humana que gere dores, sofrimentos, aflições, angústias em outra pessoa, pois tais ações podem levar a pessoa agredida a vir a desenvolver doenças como estresse, depressão, AVC, insônia, infarto, câncer, úlcera, etc.
7º: Não cometerás imoralidade sexual ... Sim, é este o sentido correto de 'não adulterarás' e que os povos da época compreendiam. Analisando várias traduções bíblicas, vemos que hora aparece a expressão fornicação e hora adultério; todo cristão sabe que fornicar é praticar imoralidade sexual antes do matrimônio e adulterar é praticar após o casamento (ter intimidade física e até virtual com outra pessoa que não seja o cônjuge). Lembremos do caso de José e Maria, que foram os pais terrestres de Jesus; José ao saber da gravidez de Maria pensou em repudiá-la (se separar dela), mas o anjo o alertou de que ela era pura e que ela esperava um filho que foi gerado pelo poder do Espírito Santo e que aquela criança era o Filho de DEUS. Vale registrar que o que havia entre José e Maria era a promessa de casamento, eles não haviam consumado o ato carnal (sexo), pois se houvessem, Maria não seria virgem e não poderia ser a geradora do Messias, assim, o que José intentou foi abandoná-la por imaginar que ela havia caído moralmente (fornicado).
8º: Não furtarás - se procurar em Bíblias antigas encontrarás descrito 'não roubarás'. Furtar é pegar o que não é seu sem o uso da força, é pegar escondido; já roubar é pegar o que não é seu com uso de força; usando de armas ou agressões.
9º: Não dirás falso testemunho ... Aqui muitos cristãos não possuem o pleno entendimento do que está sendo dito. Falso testemunho é o mesmo que mentir, e mentir engloba outras atitudes verbais e expressões como: omitir, esconder, guardar segredo quando indagado, ocultar, etc.
10º: Não cobiçarás ... Não podemos cobiçar nada que seja de outro ser humano: carro, casa, esposa, esposo, estilo de vida, terras, posses, dinheiro, status ...
Ao dizer "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" o Salvador resume o que está descrito nos 6 Mandamentos seguintes do Decálogo. Você ficaria feliz ou em paz - paz verdadeira - se alguém praticar contra ti algum dos pecados elencados nos Mandamentos de nº 5 ao 10 ?
Agora podemos compreender acertadamente o que de fato está tratado e o que é exigido de nós nos Mandamento de DEUS: amar a DEUS é viver restritamente o que ELE determina, é amar o que ELE ama e odiar o que ELE odeia. Ore e peça entendimento que o SENHOR te concederá.
E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo. [Mateus 10:28, Lucas 12:4-5].