Amar é mandamento
Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos [Tiago 2:10]
Qualquer pessoa sincera que analisar as Escrituras Sagradas e os testemunhos de pessoas cristãs sérias da antiguidade e dos tempos modernos, compreenderá que amor é um mandamento (um princípio) que leva ao sentimento (emoções), JAMAIS o contrário poderá ocorrer!
Amor não nasce sozinho! Decide-se amar e ele nasce ou renasce quantas vezes for preciso. Se deixarmos nos guiar por pensamentos sociais e literaturas humanas perdemos o foco do verdadeiro significado de amar, pois a sociedade "compreende" que o amor nasce ou existe por si só (você ama tal pessoa? é uma pergunta mal formulada!). Há ainda a psicologia que em sua maioria esmagadora ensina que o amor é um sentimento que existe ou não existe e que por isso ama-se ou não, eis outro forte e terrível engano! Nossos "eus" não devem ser nosso guia, mas sim a Verdade de Jesus.
Confronte o que afirmamos acima com:
Mateus 5:44 Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos ...
Gálatas 5:22 Mas o fruto do Espírito é: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Deus não é ser humano para mentir e Sua palavra deve ser recebida com o simples sim sim ou não não, o que passar disso é anátema ao SENHOR.
Aqui estão algumas passagens que usam a correta extensão do amor. Você já leu sobre o amor ágape em João 3:16? Esse é o tipo de amor que é sempre o mais alto, o amor mais supremo. É um amor que se está disposto a morrer para o outro, mesmo que essa pessoa é indigna, pecadora, imperfeita e é um inimigo de quem morreu por eles (Jesus). É o amor que DEUS requer de nós, o amor incondicional (sem exigir nada em troca). Veja os exemplos:
Finalize refletindo sobre o que disse Jeremias no capítulo 17 verso 9 e o que Paulo registrou em 1 Coríntios 13:4-7.